Hospitais Psiquiátricos

Os hospitais psiquiátricos surgiram da necessidade emergente das instituições de saúde em contar com uma área de atendimento especializado para pacientes com doenças mentais. Em Curitiba, os primeiros serviços psiquiátricos a serem criados foram: o Hospital Nossa Senhora da Luz em 1903, e o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, em 1945. Juntamente com estes, foram fundadas clínicas, centros de tratamento e associações de apoio, entre outros.

O governo do estado também se mobilizou nesta área e, em 1976, inaugurou o Prontossocorro Psiquiátrico, atualmente conhecido como Centro Psiquiátrico Metropolitano. Outro serviço criado para reforçar o atendimento aos doentes mentais foram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem tanto adultos quanto crianças, através de uma equipe multidisciplinar (psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, pedagogos, entre outros profissionais). O trabalho dos centros é realizado visando conter os internamentos, pois os pacientes são avaliados e recebem tratamento de acordo com a gravidade do caso, sendo atendidos em três modalidades: intensiva (atividades terapêuticas diárias), semi-intensiva (atividades três vezes por semana) e não intensiva (três vezes ao mês).

As instituições psiquiátricas têm em comum a tendência de tratamento visando a ressocialização do paciente, seguindo a Reforma Psiquiátrica iniciada na década de 1970, e oficializada por uma lei federal instituída em 2001, que estabeleceu medidas para diminuir internamentos. A repercussão foi que 90% dos casos atendidos em 2007, foram tratados em ambulatórios, sem necessidade de internamento, conforme dados da Sociedade Paranaense de Psiquiatria.

 

Hospital Nossa Senhora da Luz

O Hospital Nossa Senhora da Luz foi criado em 1903, pela necessidade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em ter um espaço de atendimento especializado para pacientes com transtornos mentais. Em uma parceria estabelecida com a PUCPr (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), o hospital passou a fazer parte de um complexo hospitalar universitário, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia.

O tratamento dos pacientes é desenvolvido com equipes envolvendo profissionais de várias áreas (médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, musicoterapeutas, entre outros), com o intuito de promover o melhor tratamento e alcançar o principal objetivo: a ressocialização dos internos. Além do atendimento à pacientes com transtornos mentais, o hospital também trabalha com programas de prevenção às drogas.

O hospital localiza-se na rua Rockefeller, 1450 - Rebouças. O telefone para contato é (41) 3021-5700.

 

Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro

O Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro é uma instituição filantrópica, mantida pela Federação Espírita do Paraná, inaugurado em 1945, funcionou até 1984 com técnicas e normas da psiquiatria tradicional. Com a mudança da diretoria no final da década de 1980, mudam-se também os procedimentos: é elaborado uma Plano Geral de Atividades, enfocando o atendimento a doentes mentais e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, a partir dos quais foi possível aplicar recursos complementares aos tratamentos realizados.

Ano após ano, o hospital foi se especializando, sempre com o princípio de tratar cada paciente como um ser integral, procurando assim, dar um atendimento mais completo. Instalou unidades de atendimento a idosos, dependentes de álcool e outras drogas e de atenção psicossocial. Ações visaram reintegrar os pacientes o mais rápido possível a sua família e a sociedade.

O hospital localiza-se na rua Nilo Peçanha, 1552- Bom Retiro. O telefone para contato é (41) 3200-1900.

 

Centro Psiquiátrico Metropolitano

O Centro Psiquiátrico Metropolitano, criado em 1976 como Prontossocorro Psiquiátrico, atua com atendimento 24 horas. São oferecidos serviços para portadores de transtornos em geral e programas especiais de atendimento, para pacientes com dependência de álcool e drogas. A instituição age através de uma equipe multidisciplinar, visando reduzir a quantidade de internamentos.

Sua estrutura é formada por ambulatório adulto e infantil, pronto atendimento, acolhimento, triagem e por uma área de tratamento alternativo onde são realizados trabalhos manuais e outras atividades que auxiliem na recuperação dos pacientes. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, o Centro Psiquiátrico possui capacidade para atender 70 pessoas por dia.

O centro psiquiátrico localiza-se na Travessa João Prosdócimo, 139 - Alto da XV. O telefone para contato é (41) 3264-6462.

 

Fonte: Portal online dos hospitais mencionados

Empada CaipiraTelhas PerkusNtos - Informatica CuritibaSalon CheveuDocierWonder Woman Depilação .Sapataria Silva Criativa Moveis PlanejadosMitacorã Negócios ImobiliáriosTecnovaporIgraja do Evangelho Eterno