Turismo Rural em Joinville

O desenvolvimento do turismo rural em Joinville começou em 1992, com o roteiro da Estrada Bonita, que possui um pórtico de mesmo nome delimitando o início da área rural. Com o crescimento dessa modalidade turística na cidade, surgiram outros roteiros como o da região do Piraí e o da Estrada Dona Francisca. Juntamente com essa expansão, foi instalado um posto de informações turísticas na Casa Krüger, que é uma construção rural do século XIX, localizada próxima ao trevo de acesso a Serra Dona Francisca que também figura como uma das atrações do turismo rural.

Todas as áreas citadas têm em comum a distância da agitação da cidade, que gera um ambiente tranquilo, com natureza praticamente intocada e que tem como base a agricultura familiar e venda de produtos artesanais. Além disso, as propriedades rurais lembram as antigas colônias de imigrantes germânicos do século passado. Os que visitam essas propriedades também podem conhecer o processo de fabricação de melado, farinha de mandioca e cachaça.

Assim, percebe-se que o turismo rural em Joinville envolve um conjunto de atrações que vão desde o conhecimento das propriedades rurais até o desfrute das belezas do campo e dos artigos produzidos pelos agricultores e seus familiares. Tudo isso mostra que através da prática do turismo rural também é possível ter contato com aspectos históricos e culturais da região, além do desenvolvimento de outras modalidades turísticas como ecoturismo e turismo de aventura.

HidroplacVidraçaria Souza